MARQUE JÁ A SUA CONSULTA  226 109 259  /  961 227 251

Higiene Oral

Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais.

Uma boa higiene é determinante para a prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral.
Fazendo uma visita regular ao seu médico dentista de 6 em 6 meses para além de haver um efeito pedagógico por parte do profissional (Médico Dentista ou Higienista Oral) torna-se possível instituir hábitos corretos de higiene com técnicas de escovagem, uso de fio dentário e escovilhões assim como o uso de elixires à base de clorohexidina quando necessários.

Por vezes, nestas consultas de rotina procede-se à remoção da placa bacteriana assim como do tártaro quando este está presente, de forma a prevenir patologias tanto dos dentes (cárie dentária), como da gengiva e osso (doenças periodontais).

Escovar os Dentes

Para manter uma boa higiene oral os cuidados diários devem ser:

- Escovar os dentes pelo menos 2x por dia, usar fio dentário ou escovilhões no mínimo 1x por dia;
- Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica;
- Escovar a língua suavemente de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito;
- Sintomas de hemorragia, dor nas gengivas durante a escovagem, dor de dentes, mau hálito frequente será necessário marcar uma consulta com o seu médico dentista o mais rápido possível;

Remoção de Tártaro (Destartarização)

Este procedimento médico também vulgarmente designado “limpeza” consiste na remoção do tártaro. Este é o resultado da mineralização que não foi removida corretamente pelos hábitos normais de higiene oral.
A sua presença prejudica tanto as gengivas como o osso de suporte do dente, bem como, os próprios dentes levando ao aparecimento de cáries.
Para além disso, pode provocar halitose (mau hálito) pelo que deverá ser removido o mais urgente possível.
O profissional (Médico Dentista ou Higienista Oral) para proceder à remoção deste utiliza instrumentos ultrassónicos podendo recorrer ao uso de instrumentos manuais (curetas) sendo este tratamento complementado quando tal se justifique com a utilização de um Jato de Bicarbonato de forma a remover manchas exógenas das coroas dos dentes.

DESEJA VISITAR A NOSSA CLÍNICA? MARQUE A SUA CONSULTA.